top of page

Histórico do Local

 

A cidade de Passo Fundo começou a ser povoada em meados de 1827, emancipada do município de Cruz Alta, em 1847 tornou-se freguesia, e em 1857, devido sua grande produtividade elevou-se a município, sua população era de 7.586 habitantes e aproximadamente 1517 habitações, a densidade populacional se expandia ao leste da cidade, deixando o boqueirão de lado.

Passo Fundo teve seu apogeu no desenvolvimento econômico, social e cultural a partir de 1898 com a chegada da ferrovia conhecida como Tronco Norte, que ligava Passo Fundo à Cruz Alta e Santa Maria, posteriormente no ano de 1910 concluindo a linha férrea em direção ao norte, em Marcelino Ramos.

A ferrovia foi determinante na década de 1910 para outros tipos de atividades econômicas que até então não era possível como a exploração da madeira retirada das matas nativas, exportação de produtos de origem animal, entre outros.

Em 1919 Passo Fundo recebeu um plano de saneamento, elaborado por Saturnino de Brito. Para Gosch (2002, p.66), a cidade estava construindo sua identidade como município, buscando se destacar como cidade regional, evidenciando sua importância para sua atual estruturação da região norte do Rio Grande do Sul.

© Mercado Público em Passo Fundo

  • w-facebook
bottom of page